Servidores estaduais passam por nova rodada de treinamentos presenciais sobre o SEI! Maranhão

Representantes de secretarias e órgãos estaduais passaram, nas últimas semanas, por mais uma rodada de treinamentos voltada para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) na administração pública do Maranhão. Os alinhamentos foram realizados de forma presencial pela equipe que coordena a implantação do sistema no estado, formada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), e coordenados por Luiz Gustavo Campos e Nyesla Vale.

Através de treinamentos coletivos e também de atendimentos individualizados, os representantes das secretarias e órgãos puderam tirar dúvidas, receber orientações e compartilhar experiências do processo de transição para a implantação do SEI! Maranhão. “O sistema já está configurado e utilizável. Com a determinação do governador Carlos Brandão de substituir os processos físicos por eletrônicos, o Estado vai garantir ainda mais celeridade e transparência na tramitação dos seus processos, além de economizar em todos os custos relacionados a papel e impressão”, destacou o secretário da Sead, Guilberth Garcês.

As regras básicas de uso da ferramenta, como a criação, assinatura e tramitação de processos, estiveram entre os pontos abordados durante o treinamento coletivo. Outro ponto de pauta foi o papel dos Comitês Setoriais de Gestão (CSG) durante a implantação do sistema. São eles os responsáveis por coordenar essa implantação nos órgãos estaduais em que atuam, funcionando como ponto focal e multiplicando informações entre os demais servidores.

CAPACIDADE TÉCNICA

Luiz Gustavo Campos, explicou que a dinâmica de atendimentos individualizados abrange até oito órgãos por dia. “Esse é um momento muito importante, tanto para a gente, enquanto coordenação, quanto para os comitês setoriais. É um momento presencial, que estamos reforçando as orientações que passamos anteriormente e fazendo treinamentos adicionais, para que os órgãos tenham capacidade de fazer, com o maior sucesso possível, a virada de chave para esse novo sistema”, explicou.

Nyesla Vale também destacou o objetivo da semana de treinamentos. “O objetivo é dar capacidade técnica para que eles tenham condições de operar o sistema cada vez com mais segurança. Também foram realizadas visitas a diversos órgãos e instituições vinculadas ao Estado, para que, nesse diálogo mais próximo, pudéssemos entender quais são as dificuldades e solucionar pontos de dúvida”, explicou.

Os servidores que participaram do treinamento aprovaram a iniciativa. Para Ludmylla Costa, coordenadora da Agência Previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), utilizar o SEI! Maranhão trará vantagens para o estado. “Vai trazer inovação, agilidade e reduzir os gastos com deslocamento e uso de papel, trazendo ganho de tempo, o que é importante não só para os beneficiários da previdência, mas para todas as pessoas que dependem dos serviços públicos”, avaliou.

SOBRE O SEI! MARANHÃO

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é uma ferramenta desenvolvida para modernizar a gestão de documentos e processos nos órgãos públicos. Com o SEI!, os servidores podem criar, editar, compartilhar e assinar documentos de forma eletrônica, reduzindo o uso de papel e tornando o trabalho mais ágil, eficiente e sustentável.