Programa Nacional de Processo Eletrônico

O Governo do Maranhão, em alinhamento com as diretrizes do Governo Federal estabelecidas pelo Decreto nº 10.278/2020, está implementando o   Programa Nacional de Processo Eletrônico (PROPEN) no Estado. Essa iniciativa visa modernizar e desburocratizar a gestão documental e processual, garantindo maior eficiência, transparência e segurança jurídica aos órgãos públicos e cidadãos.

Soluções Disponíveis

O PROPEN por meio do Maranhão + Digital oferece as seguintes ferramentas e benefícios:

  • Protocolo Eletrônico – Elimina a necessidade de documentos físicos, agilizando a entrega e o recebimento de processos.
  • Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) – Centraliza a gestão documental, permitindo acesso rápido e rastreabilidade.
  • TramitaGov – Facilita a movimentação de processos entre órgãos, reduzindo prazos e custos.
  • Outras soluções integradas que promovem a transformação digital na administração pública.

Confira mais detalhes sobre o programa e o plano de implantação acessando aqui.

Como Participar?

Os órgãos e entidades interessados em aderir ao programa no Maranhão deverão seguir os seguintes passos:

1 – Preencher  Formulário de Manifestação de Interesse.

2 – Verificar os requisitos mínimos de infraestrutura para o Sistema SEI através do Formulário de Custo de Implantação

3- Enviar ofício à Secretaria de Estado da Administração, informando o cenário de infraestrutura disponível informando o interesse em aderir e os responsáveis pela condução no município.

Após isso, a equipe responsável entrará em contato com os municipios interessados para alinhamento dos demais passos da adesão.

 

A adesão é fundamental para garantir a modernização e a interoperabilidade entre os sistemas estaduais e federais.

Esta é uma grande oportunidade para avançar na   digitalização dos processos administrativos, tornando os serviços públicos mais ágeis e acessíveis.

Junte-se a essa transformação!

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