O que é o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), é uma ferramenta digital desenvolvida para ajudar na gestão de documentos e processos dentro dos órgãos públicos. Ele foi criado para substituir os antigos procedimentos em papel, tornando o trabalho mais eficiente, rápido e sustentável.

O SEI! permite que os servidores públicos criem, editem, compartilhem e assinem documentos de forma eletrônica. Isso significa que não será mais necessário imprimir documentos, gastar com transporte ou esperar pelo envio de documentos físicos.

Além disso, o sistema possibilita que diferentes setores e servidores acessem os documentos simultaneamente, o que facilita a comunicação e agiliza o andamento dos processos. Todos os envolvidos em um procedimento podem acompanhar o seu desenvolvimento, evitando atrasos e melhorando a transparência.

O SEI! contribui para a economia de recursos, reduzindo a utilização de papel, impressoras e transporte, o que é positivo para o meio ambiente e para o orçamento público. O sistema também aumenta a produtividade dos servidores, permitindo que eles foquem em tarefas mais relevantes, já que o tempo gasto com a busca de documentos físicos e a realização de trâmites burocráticos é reduzido. Assim, todos os procedimentos ficam mais ágeis, beneficiando os cidadãos que precisam dos serviços públicos.

Outra vantagem é a segurança dos dados. O SEI! possui mecanismos avançados de controle de acesso e criptografia, o que garante a proteção das informações e a confidencialidade dos documentos.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF/4), esse software público foi escolhido como a solução de processo eletrônico do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), que é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública e coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O sistema foi cedido gratuitamente ao Estado do Maranhão via Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Governo Federal e passou a ser o sistema exclusivo para gerenciamento de processos no governo do Maranhão desde o dia 11 de dezembro de 2023.