Maranhão participa do III Encontro da Rede ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

Nos dias 22 e 23 de outubro, representantes do Governo do Maranhão e de municípios maranhenses participaram do III Encontro da Rede ProPEN, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília (DF). O evento reuniu gestores estaduais e municipais de todo o país para compartilhar experiências e fortalecer a cooperação federativa em prol da expansão do processo eletrônico no setor público.

A abertura contou com a presença da ministra Esther Dweck, que ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os entes federativos.

“A digitalização dos processos administrativos só é possível com o trabalho conjunto entre União, estados e municípios. O ProPEN representa um marco na modernização do Estado brasileiro, ao reduzir a burocracia e garantir mais eficiência e transparência na gestão pública”, destacou a ministra.

Durante o encontro, foram abordados temas como “Apresentação dos Resultados do ProPEN”, “Módulos do SEI que Transformam” e “Como Fomentar a Cultura do Processo Eletrônico nos Municípios”.

O Maranhão reforçou seu comprometimento com a Transformação Digital. A reunião, que contou com a presença da presidente do Grupo Gestor do SEI (GSEI), Nyesla Vale, também reuniu servidores de diversos órgãos, incluindo Renata Melo (SES), Virna Maia (SEPLAN), Emerson Baixada e Tássio Gomes (SEFAZ), Cristiane Gaspar (UEMA), João Oscar (SSP), Maria José e Michelle Pinho (UEMASUL), Major BM Aragão e 2º Sargento BM Airton (CBM), Leila Menezes Santos e Herbeth da Hora (FUNAC), além de Swyanne Calado, Rômulo Andrade,  Valquelene Carvalho Milhomem (Prefeitura de Imperatriz).

Para Nyesla, presidente do GSEI, a participação do Maranhão reafirma o compromisso do Estado com a inovação e a integração digital.

“O Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) é um passo fundamental para consolidar a transformação digital na administração pública. O Maranhão tem avançado significativamente com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e segue empenhado em expandir essas soluções aos municípios, fortalecendo a gestão e o atendimento ao cidadão”, destacou Nyesla Vale, presidente do Grupo Gestor do SEI (GSEI)

Sobre o ProPEN

Instituído pelo Decreto nº 11.946, de 12 de março de 2024, o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico nos estados, Distrito Federal e municípios. O programa é estruturado por meio de ações compartilhadas entre a União e os entes federativos para viabilizar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e das demais soluções que compõem o ecossistema do Processo Eletrônico Nacional (PEN).