O Governo do Maranhão deu mais um passo estratégico para a modernização da gestão pública ao firmar, no dia 11 de julho, durante o 33º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Maranhão, acordos de cooperação técnica com os municípios de Timon e Imperatriz para a implantação do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). A iniciativa permitirá a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e de outras soluções digitais que integram o ecossistema do PEN, promovendo mais agilidade, transparência e economia na administração pública municipal.
O evento, realizado no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, foi promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e reuniu gestores e servidores de várias regiões do Maranhão.
Na abertura oficial, o governador Carlos Brandão destacou a importância da integração entre União, estado e municípios no fortalecimento das políticas públicas digitais:
“Nessa parceria com o governo federal, através de vários programas integrados, vamos avançando porque a tecnologia tem que marchar junto com a gestão pública. O Maranhão é um dos primeiros estados a conquistar esses avanços. Queremos que essa modernização, por meio da informatização dos processos, chegue a todos os municípios”, afirmou.
Entre os exemplos de avanços já consolidados, Brandão citou a implantação do SEI no âmbito estadual, ferramenta que já possibilita a tramitação digital de processos administrativos, garantindo celeridade, economia de papel e redução de custos logísticos.
Com a assinatura do acordo, Timon e Imperatriz passam a integrar o grupo de municípios pioneiros no ProPEN. O prefeito de Timon, Rafael de Brito, destacou o impacto da informatização na gestão municipal:
“A partir de agora, o município e o governo estadual irão acompanhar juntos a implantação do SEI. Em até seis meses, acreditamos que todos os setores da prefeitura já estejam utilizando a ferramenta, trazendo inovação, economia, transparência e eficiência para nossa gestão”, ressaltou.
Como etapa preparatória para a adesão, no dia 9 de julho, o Grupo de Soluções Estratégicas e Inovação (GSEI) promoveu um treinamento direcionado às equipes de gestão dos municípios pilotos. A atividade teve como foco a elaboração de fluxos de processos no SEI e o domínio de ferramentas essenciais para a transformação digital.
A presidente do GSEI, Nyesla Vale, reforçou a relevância da iniciativa:
“O SEI é uma ferramenta poderosa que agiliza e transparentiza a gestão pública. Este treinamento é um passo estratégico para que os municípios tenham condições de modernizar seus processos internos e entregar serviços mais eficientes à população. ”

