O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), realizou na manhã de ontem (30) o evento “Descomplicando a Gestão SEI!”, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A capacitação teve como público principal os membros do Comitê Gestor do SEI, servidores que desempenham papel fundamental na implementação, padronização e aperfeiçoamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Estado.
O encontro foi conduzido por Nyesla Vale, presidente do Grupo Gestor do SEI (GSEI), e teve como objetivo esclarecer dúvidas, alinhar procedimentos e reforçar a importância da padronização e segurança na gestão de documentos eletrônicos no âmbito do Governo do Maranhão. Esse foi mais um treinamento promovido pelo GSEI, em razão das novas atualizações do sistema e da necessidade de constante capacitação dos pontos focais.
Durante o evento, foram discutidos tópicos essenciais para o trabalho dos pontos focais, entre eles:
- Responsabilidades dos pontos focais;
- Etapas para formalização (publicação de portaria, participação em curso de capacitação e assinatura de termo de responsabilidade);
- Fluxos para solicitação de criação de órgãos e unidades;
- Procedimentos para solicitação de usuários no sistema;
- Compreensão dos perfis disponíveis no SEI! e suas respectivas funções;
- Configurações negociais básicas (como ajustes de endereço, cargos, e-mails institucionais e unidades da federação);
- Fluxo para liberação e responsabilidades do usuário externo.
A presidente do GSEI destacou que a correta atuação dos pontos focais é essencial para assegurar a legalidade, a acessibilidade e a preservação dos documentos públicos. “Esse alinhamento fortalece a segurança das informações e promove eficiência administrativa”, afirmou.
Além de orientações práticas, o evento trouxe espaço para esclarecimento de dúvidas frequentes, com transmissão online pelo canal oficial do Governo do Maranhão e participação de servidores públicos conectados de diferentes órgãos, demonstrando o compromisso do Governo do Maranhão em democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a rede de pontos focais do SEI. O momento reforçou a necessidade de capacitação contínua para garantir o pleno funcionamento do sistema em todo o Estado.

