Governo do Maranhão Inova com Protocolo de Documentos e Acompanhamento de Processos via SEI

O Governo do Estado do Maranhão deu um importante passo rumo à modernização dos serviços públicos com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite aos cidadãos protocolar documentos e acompanhar processos de forma 100% digital. A partir de agora, os interessados poderão acessar mais informações e realizar peticionamentos diretamente na área “Peticionamento” do Portal do SEI, simplificando o contato com a administração pública.

Lançado no Maranhão em 11 de dezembro de 2023, o SEI já trouxe resultados significativos ao Estado. Em menos de um ano, o sistema registrou uma economia estimada de 17 milhões de folhas de papel, contribuindo para a sustentabilidade e redução de custos operacionais no setor público. A digitalização dos processos também acelerou os trâmites administrativos, oferecendo maior transparência e agilidade na resposta às demandas dos cidadãos.

O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Leandro Costa, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Disponibilizar as funcionalidades do SEI para o usuário externo representa um avanço significativo na transparência e eficiência dos serviços públicos no Maranhão. Estamos levando a administração pública para mais perto do cidadão garantindo mais comodidade, acessibilidade e inclusão junto ao processo de Transformação Digital dos Serviços Públicos Estadual.“ destacou Leandro.

Já o Secretário de Estado da Administração, Guilberth Garcês, sublinhou a importância desse projeto para o futuro da gestão pública no Estado. “O SEI é um marco importante no processo eletrônico do Maranhão. Estamos investindo em tecnologia para simplificar o atendimento e tornar a administração pública mais eficiente. Isso vai ao encontro das diretrizes do governo de modernização e desburocratização.”

Com a nova plataforma, os cidadãos têm à disposição uma ferramenta moderna e intuitiva que facilita o envio e acompanhamento de documentos, eliminando a necessidade de deslocamentos presenciais e uso de papel. A expectativa é que a iniciativa continue gerando impactos positivos e contribua para o desenvolvimento de uma administração pública cada vez mais conectada e eficiente.

Para acessar o sistema e obter mais informações sobre o protocolo digital, os interessados podem visitar a área “Peticionamento” no Portal do SEI, disponível aqui no portal do SEI na área de Peticionamento.