Encontro de Representantes Institucionais esclarece dúvidas de servidores sobre a implantação do SEI!MA

Alinhar informações e esclarecer dúvidas dos servidores acerca da implantação do novo sistema. Foi este o objetivo do II Encontro com Representantes Institucionais do Sistema Eletrônico de Informações do Maranhão (SEI!MA), realizado por meio da plataforma virtual da EGMA (Escola de Governo do Maranhão).A atividade foi voltada para os servidores que integram os Comitês Setoriais de Gestão das diversas secretarias e órgãos estaduais..

Formados por servidores, os Comitês Setoriais de Gestão têm o objetivo de a implantação e utilização eficiente do SEI! em cada órgão do Estado. Eles desempenham o papel de intermediários entre os servidores e as secretarias responsáveis pelo projeto, garantindo uma transição mais suave e bem-sucedida para o novo sistema. 

A implantação do SEI! no Estado do Maranhão foi iniciada mediante assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e é conduzida pela secretarias de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) e pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Segov). 

“Estamos dando passos significativos na implantação dos processos digitais nas secretarias e órgãos e contribuindo para a modernização da administração estadual, conforme a missão que nos foi passada pelo governador Carlos Brandão. O SEI! representa um avanço importante na busca por uma gestão mais eficaz, transparente e alinhada às demandas do mundo digital, trazendo benefícios tanto para os servidores quanto para os cidadãos que necessitam dos serviços públicos”, afirmou o secretário da Segep, Guilberth Garcês. 

ORIENTAÇÕES

Ao longo do encontro virtual, foram compartilhadas diversas orientações sobre a implantação do SEI! e a composição dos comitês. As secretarias e órgãos estaduais já receberam o modelo de portaria para criação desses grupos responsáveis. Além disso, o Estado também está atualizando as informações sobre os setores e fluxos de processos, a fim de refletir adequadamente a rotina das secretarias e órgãos. Outro ponto de ação nesta fase do projeto é o mapeamento para determinar quais servidores terão acesso ao sistema e quais níveis de acesso serão atribuídos a cada um. 

Os servidores receberam também orientações detalhadas sobre como conduzir internamente as ações de divulgação do SEI!. Além disso, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas adicionais sobre a implantação do sistema.

O evento foi realizado em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e contou com a participação da diretora, Leuzinete Pereira, que destacou a importância do projeto. “A gente fica muito honrado e feliz de sermos parceiros e de podermos contribuir nesse processo. Todos os órgãos públicos estão caminhando para o processo de papel zero,como determinado pelo governador Carlos Brandão,” afirmou ela. 

SAIBA MAIS

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é uma ferramenta desenvolvida para modernizar a gestão de documentos e processos nos órgãos públicos. Com o SEI!, os servidores podem criar, editar, compartilhar e assinar documentos de forma eletrônica, reduzindo o uso de papel e tornando o trabalho mais ágil, eficiente e sustentável.