Como usar?

Se você é servidor do Estado do Maranhão (Usuário Interno):

Primeiro, identifique o Comitê Setorial de Gestão do SEI! em seu órgão e solicite o acesso a ele. Você também precisará das orientações para seu primeiro contato com o sistema. É importante lembrar que, para obter acesso ao sistema, você vai precisar da autorização do responsável pelo setor em que você trabalha.

Os “Pontos Focais” são servidores que estão conduzindo a implantação do SEI! dentro de cada órgão do Governo do Maranhão. Eles são os principais contatos entre os servidores e as secretarias responsáveis pelo projeto no Estado. Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Ponto Focal específico do seu órgão que ele vai te ajudar!

Para os servidores do Estado, já estão disponíveis procedimentos, manuais e treinamentos para auxiliar o uso da ferramenta no seu dia a dia.

 

Usuário interno: 

Usuário Interno é o servidor do Estado que possui acesso autorizado ao SEI! por fazer parte de algum órgão ou instituição vinculada ao Governo do Maranhão. Para utilizar o sistema, o usuário interno deve concordar com as condições de uso apresentadas no primeiro acesso. Ele é responsável legal pelos documentos que assina eletronicamente e sua assinatura é pessoal e intransferível.

Na sua rotina de trabalho, o servidor estadual que tiver acesso ao SEI! vai verificar os processos digitais pendentes de providências, acessar e utilizar informações de acordo com suas atribuições profissionais. É importante também que ele mantenha o sigilo da senha de assinatura eletrônica.

 

Se você NÃO é servidor do Estado do Maranhão (Usuário Externo):

Usuário Externo, por outro lado, é aquele que não é servidor do Estado do Maranhão, mas possui acesso ao SEI!MA para fins específicos, como consulta pública ou acesso a determinados processos. Os usuários externos também devem manter sigilo da senha de assinatura eletrônica e atualizar seus dados cadastrais. O descredenciamento de um usuário externo pode acontecer mediante solicitação, caso ele não cumpra as regras de uso a critério da Administração Pública.

Essas medidas de segurança e responsabilidade são importantes para garantir a eficiência e o bom funcionamento do SEI!, tanto para os servidores internos quanto para os usuários externos, melhorando a gestão de documentos e processos nos órgãos públicos do Estado do Maranhão.