Inscrições para curso online do SEI!MA seguem até esta quinta-feira (31)

 

Seguem até esta quinta-feira (31) as inscrições para o Curso Online Básico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MA). A formação é realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep/MA), em parceria com a Escola de Governo do Estado do Maranhão (Egma), a Secretaria de Estado de Governo (Segov); e a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati). O curso conta, ainda, com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que cedeu material de treinamento.

Até o momento, aproximadamente 5 mil servidores já se inscreveram para participar. O objetivo do curso básico é familiarizar os servidores com as funcionalidades da plataforma, como a abertura, movimentação, assinatura e exclusão de processos e documentos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para todos os servidores. Os participantes terão 30 dias para concluir a formação a partir do momento da inscrição – após este período, caso as aulas ainda não tenham sido concluídas, é preciso se inscrever novamente. 

O secretário da Segep, Guilberth Garcês, frisa a importância da inscrição dos servidores estaduais na formação. “A implantação do SEI!MA é parte do trabalho do Estado, por determinação do governador Carlos Brandão, para modernizar e otimizar os processos administrativos. A participação no curso online garante que os servidores conheçam melhor a plataforma e possam utilizá-la de maneira mais fácil quando da sua efetiva implantação”, afirmou. 

Saiba mais

Com o SEI!MA, o governo do Maranhão substituirá processos físicos por eletrônicos, economizando recursos, reduzindo o uso de papel e promovendo a sustentabilidade. Além disso, ao agilizar a abertura, movimentação e consulta de processos, o SEI!MA reforça os princípios de celeridade, transparência e eficiência na gestão pública.

O desenvolvimento do SEI!MA é fruto de uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), celebrada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica em abril deste ano. O sistema será operado pela Segep, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati).

Caso os participantes do curso tenham dúvidas ou desejem entrar em contato com a equipe responsável, é possível fazê-lo pelo e-mail comunicacao@sei.ma.gov.br. O processo de inscrição pode ser realizado seguindo as etapas abaixo:

 

Acesse o site sis.egma.ma.gov.br.

Para o primeiro acesso, clique em “CADASTRAR-SE”.

Faça login com seu CPF e a senha cadastrada.

No menu “Inscrições Abertas > EAD”, procure pelo curso “Introdução ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI” e clique em “INSCREVA-SE”.

Insira um documento em PDF que comprove seu vínculo com o órgão de trabalho, como contracheque, termo de posse ou outro.

Aguarde a aprovação da inscrição.